UOL Notícias Notícias
 
16/09/2010 - 09h03

Hillary promete que trabalhará para criar Estado palestino

Ramala, 16 set (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reiterou hoje em Ramala o compromisso de seu país com a criação de um Estado palestino "independente, soberano e viável que cumpra as aspirações do povo palestino".

A chefe da diplomacia americana se reuniu em Muqata com o presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas, quem avaliou os "intensivos esforços" de Washington "em meio as difíceis circunstâncias" que cercam o incipiente processo de paz com Israel.

O encontro de hoje em Ramala segue à maratona de reuniões tripartidas e bilaterais mantidas nos dois últimos dias na localidade egípcia de Sharm el-Sheikh e em Jerusalém para avançar nas negociações, iniciadas em 2 de setembro em Washington.

Abbas e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, devem assumir um compromisso antes que acabe, no fim deste mês, a moratória parcial à construção nas colônias judias na Cisjordânia.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) se nega a continuar o diálogo com Israel se a construção for retomada, mas Netanyahu afirma que a moratória é "improrrogável".

Antes de iniciar a reunião com Hillary, Abbas disse aos jornalistas que aceitou o convite americano porque "não há outra alternativa para a paz".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    1,01
    5,394
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h55

    1,63
    88.829,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host