UOL Notícias Notícias
 
17/09/2010 - 03h33

Primeiro-ministro anuncia remodelação no Governo japonês

Tóquio, 17 set (EFE).- O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, realizou nesta sexta-feira uma remodelação de seu Governo, com mudanças na maioria dos ministérios, entre elas Assuntos Exteriores, Comércio, Transporte e Justiça, embora tenha mantido o atual titular de Finanças, Yoshihiko Noda.

Kan decidiu fazer esta reestruturação de Gabinete depois que, na última terça-feira, foi confirmado à frente do Governo em uma eleição interna pela liderança do Partido Democrático (PD).

Entre os ministros que saem do Executivo japonês estão o chanceler Katsuya Okada, que será substituído por Seiji Maehara, até agora à frente da pasta de Transporte, e Keiko Chiba, que será substituído no ministério de Justiça pelo senador Minoru Yanagida.

Permanecem em seus postos, no entanto, além do titular de Finanças; o de Defesa, Toshimi Kitazawa; o ministro porta-voz, Yoshito Sengoku; e o responsável de Reforma Administrativa, Renho Murata.

Entre os novos ministros estão Akihiro Ohata, à frente de Economia, Comércio e Transporte; Banri Kaieda, como responsável de Política Econômica e Fiscal; e Sumio Mabushi como novo ministro dos Transportes, em substituição de Maehara.

Esta ampla remodelação acontece três meses depois da chegada de Naoto Kan ao poder, em substituição a Yukio Hatoyama, que renunciou pressionado pela queda de sua popularidade.

Desde que assumiu o Governo, Kan estabeleceu como prioridade a recuperação econômica e o saneamento das finanças do Japão, país que tem a maior dívida pública de um país industrializado.

Na terça-feira, Kan foi reeleito presidente do governante PD, com grande vantagem frente a seu único rival, Ichiro Ozawa, garantindo, assim, sua permanência no cargo de primeiro-ministro.

A maioria dos novos ministros pertence à facção do partido contrária a Ozawa, conhecido como o "Shogun das sombras" por sua influência entre as fileiras governantes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -2,08
    5,458
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    4,25
    85.663,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host