UOL Notícias Notícias
 
27/09/2010 - 05h37

Chávez qualifica de "nova vitória do povo" o resultado das eleições


Em Caracas

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, qualificou hoje o resultado de seu Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) nas eleições parlamentares do domingo de "uma nova vitória do povo", em mensagem enviada pela sua conta de Twitter.

"Bom meus queridos compatriotas, foi uma grande jornada e obtivemos uma sólida vitória. Suficiente para continuar aprofundando o Socialismo Bolivariano e Democrático", escreveu em sua conta pessoal @chavezcandanga.

Raio-x da Venezuela

  • Nome oficial: República Bolivariana da Venezuela
    Tipo de governo: República Federal
    Capital: Caracas
    Divisões administrativas: 23 estados, 1 distrito capital e 1 dependência federal
    População: 27.223.228
    Grupos étnicos: Espanhóis, italianos, portugueses, árabes, alemães, africanos e indígenas
    Religiões: Católicos romanos 96%, protestantes 2% e outros 2%
    Fonte: CIA Factbook

"Devemos continuar fortalecendo a Revolução! Uma nova Vitória do Povo. Felicito a todos", acrescentou, minutos depois de serem anunciados os resultados do pleito nos quais o Governo perdeu a maioria qualificada de dois terços, necessária para controlar a câmara de 165 deputados.

Antes do anúncio do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o presidente pediu a seus seguidores, também através de sua conta no Twitter, para "aceitarem os resultados oficiais".

"Bem, aqui estamos à espera... Peço a todos que nos preparemos para receber e aceitar os resultados. Foi outra grande jornada!!", disse Chávez nessa mensagem prévia ao primeiro boletim do CNE.

O presidente venezuelano tinha exigido a seus correligionários ao longo da campanha proselitista obter pelo menos os dois terços do Parlamento unicameral (110), já que isso garantiria, segundo disse, o avanço do processo de mudanças socialistas que lidera na Venezuela desde 1999.

Já Aristóbulo Istúriz, chefe da campanha governista, reconheceu que o PSUV não conseguiu a meta dos 110 deputados, que outorga a maioria qualificada.

"A meta era de 110 deputados. Não nos foi possível alcançá-lo, no entanto obtivemos 95 deputados, uma maioria contundente, uma vitória contundente", disse aos meios de imprensa Istúriz, em um pronunciamento nos arredores do palácio presidencial de Miraflores.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h10

    -1,42
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h12

    0,72
    70.514,42
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host