UOL Notícias Notícias
 
04/11/2010 - 21h34

Interoceânica permite integração com outros países, afirma ministro peruano

São Paulo, 4 nov (EFE).- A estrada Interoceânica Peru-Brasil, que unirá a partir de dezembro os oceanos Pacífico e Atlântico, abre mais possibilidades de integração com os outros países da América do Sul através de vertentes fluviais e estradas, afirmou nesta quinta-feira em São Paulo o ministro peruano de Transportes, Enrique Cornejo.

A Interoceânica, "sem dúvida, é uma plataforma de expansão porque faz parte de um esquema muito ambicioso de integração física que é o sistema IIRSA, com dez eixos que envolvem toda a América do Sul", comentou Cornejo em diálogo com a Agência Efe.

O complexo viário interoceânico, que recebeu US$ 1,6 bilhão para sua execução, faz parte da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), uma das apostas dos Governos de Brasil e Peru para ampliar e estreitar as relações comerciais.

No eixo sul da Interoceânica, na fronteira Peru-Brasil, "temos a cidade de Cobija (Bolívia). Então é uma zona internacional sem diferenças de fronteiras", explicou Cornejo, que participou da inauguração da feira e encontro empresarial Expo Peru 2010.

Neste local, "peruanos, brasileiros e bolivianos têm uma integração prática e real com a qual os políticos deveriam aprender para implementar as normas mais rapidamente. Mas, além disso, no norte queremos que os navios equatorianos usem o eixo da Interoceânica norte", ressaltou.

O ministro apontou que a Interoceânica "é um poderoso instrumento de integração", já que uma vertente fluvial pelo rio Madeira aproximará o comércio da região com o estado de Rondônia e, de lá, com a Venezuela e o norte do Cone Sul.

Na décima edição, a Expo Peru reúne, até domingo, no Memorial da América Latina, 90 empresários peruanos, que realizam um encontro empresarial e rodas de negócios com industriais e investidores brasileiros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,39
    3,890
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h22

    -0,82
    88.115,07
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host