UOL Notícias Notícias
 
05/11/2010 - 00h59

Nova erupção do Merapi deixa pelo menos mais 48 mortos na Indonésia

  • Centenas de pessoas são evacuadas de suas casas por causa da erupção do vulcão Merapi

    Centenas de pessoas são evacuadas de suas casas por causa da erupção do vulcão Merapi

Jacarta, 5 nov (EFE).- Pelo menos 48 pessoas morreram nesta sexta-feira (05) na Indonésia por uma nova erupção do Merapi, elevando para 92 o número total de mortos desde que o vulcão voltou à atividade, há duas semanas.

Fontes médicas na cidade de Yogyakarta - na ilha de Java - informaram que outras 68 pessoas sofreram queimaduras pelas nuvens de cinza, que chegaram a 13 quilômetros de distância da cratera.

A explosão pôde ser escutada a 20 quilômetros de distância, acrescentaram os vulcanólogos, que avaliaram a erupção desta manhã como a mais forte até o momento.

Segundo várias testemunhas, dezenas de pessoas com os rostos cobertos de cinza se afastam do vulcão a pé ou em motocicletas, enquanto o Exército segue evacuando o povo local em caminhões cheios de mulheres e crianças.

A localidade mais afetada desta vez foi Bronggang, onde os 48 cadáveres foram encontrados e cujo pequeno hospital se transformou em um necrotério improvisado.

Previamente, as autoridades indonésias ampliaram de 15 para 20 quilômetros o perímetro de segurança com relação à cratera e ordenaram a evacuação imediata de todos os habitantes da região.

Bronggang se encontra dentro da zona de exclusão, mas seus habitantes não conseguiram deixar suas casas a tempo.

Cerca de 100 mil evacuados já estão há vários dias vivendo em centros, em sua maioria situados em Yogyakarta, a maior cidade desta região de Java.

Há duas semanas o Merapi expele quase que diariamente lava, gases e cinza incandescente.

Segundo os especialistas, o Merapi, de 2.194 metros de altura e cujo nome significa "Montanha de Fogo" em javanês, pode prolongar sua atividade por meses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    4,119
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    -0,27
    104.728,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host