UOL Notícias Notícias
 
05/12/2010 - 06h47

Começa segundo turno das eleições legislativas egípcias

Cairo, 5 dez (EFE).- Os colégios eleitorais do Egito começaram a abrir suas portas a partir das 8h (horário local, 4h de Brasília) para receber os votos da segunda rodada do pleito legislativo.

Nesta votação não participam o grupo islâmico Irmãos Muçulmanos nem o liberal Wafd, as duas principais forças da oposição, que decidiram se retirar da disputa por causa de irregularidades registradas no primeiro turno.

Observadores independentes e ONGs disseram que o primeiro turno foi fraudulento e não se desenvolveu com transparência, uma denúncia que foi ratificada pelos Irmãos Muçulmanos e pelo Wafd.

O governante Partido Nacional Democrático (PND), o partido do presidente, Hosni Mubarak, no poder desde 1981, já tem asseguradas as três quartas partes da câmara baixa do Parlamento, a que está em disputa.

O PND obteve 209 deputados no primeiro turno, de um total de 508, mas na maioria das circunscrições que ainda não estão resolvidas os eleitores elegerão entre dois candidatos do mesmo partido ou entre um aspirante desse grupo e outro militante do PND que esteja fora da lista da votação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,66
    4,358
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h19

    -0,29
    114.977,29
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host