UOL Notícias Notícias
 
21/01/2011 - 05h58

Japão critica "BBC" por piada sobre sobrevivente de bombas atômicas

Tóquio, 21 jan (EFE).- O Governo do Japão apresentou um protesto contra a rede de televisão britânica "BBC" por considerar que a emissora insultou a memória de um sobrevivente das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, definido de forma cômica pela TV como "o homem mais infeliz do mundo".

Tal como informou nesta sexta-feira a agência local "Kyodo", a embaixada japonesa em Londres enviou outra queixa à produtora do programa de humor "QI", que em 17 de dezembro apresentou com humor negro Tsutomu Yamaguchi, homem símbolo da tragédia atômica no Japão, que morreu no ano passado.

Durante a transmissão, o apresentador lembrou que Yamaguchi sofreu sérios ferimentos pela bomba atômica de Hiroshima, de 6 de agosto de 1945, e viajou depois a Nagasaki, onde em três dias depois seria vítima da segunda bomba atômica lançada pela Aeronáutica americana durante a Segunda Guerra Mundial.

O homem sobreviveu e dedicou boa parte de sua vida à luta contra as armas nucleares, até sua morte em janeiro de 2010, aos 93 anos, de câncer de estômago.

"Tinha caído a bomba atômica, mas mesmo assim os trens funcionavam. Então, ele pegou um trem a Nagasaki e caiu outra bomba", brincou o apresentador do programa "QI", suscitando risos do público.

Segundo a "Kyodo", um dos produtores do programa já pediu desculpas àqueles que enviaram e-mails de protesto. "Evidentemente, subestimei a potencial sensibilidade do tema para os espectadores japoneses".

"Lamentamos profundamente as ocasiões em que ofendemos alguém", acrescentou.

A filha mais velha do hibakusha (como são chamadas no Japão as vítimas das bombas atômicas), Toshiko Yamazaki, de 62 anos, lamentou o tratamento dado pela "BBC" à figura de seu pai.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    -0,96
    5,332
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h07

    -1,30
    100.469,67
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host