UOL Notícias Notícias
 
27/02/2011 - 09h31

Mugabe envia mercenários à Líbia para apoiar Kadafi, diz jornal

Londres, 27 fev (EFE).- O líder do Zimbábue, Robert Mugabe, enviou tropas mercenárias à Líbia em apoio ao aliado coronel Muammar Kadafi, informa neste domingo o diário "The Sunday Times".

Na terça-feira passada, segundo o periódico, centenas de soldados zimbabuanos, bem como pilotos da força aérea, voaram de Harare à Líbia para se unirem às forças de Kadafi.

Segundo fontes dos serviços de Inteligência zimbabuanos, algumas das tropas eram da Quinta Brigada, treinada na Coreia do Norte e famosa por ter abafado violentamente uma rebelião em Matabeleland no início dos anos 80, operação que custou a vida de 20 mil pessoas.

Os zimbabuanos se somaram a outros mercenários da Costa do Marfim, Chade e Maurício que combatem o levante na Líbia.

Segundo o dominical britânico, a força mercenária zimbabuana, que inclui membros de um comando especial, foi enviada graças a um acordo secreto entre Kadafi, Mugabe e o general Constantine Chiwenga, chefe das Forças Armadas do Zimbábue.

No Governo britânico, acredita-se que Kadafi poderia tentar fugir para o Zimbábue caso o levante líbio seja bem-sucedido, indica o jornal.

"Mugabe e ele (Kadafi) estão muito próximos. O Zimbábue é um país aonde poderia optar por ir", disse uma fonte governamental ao periódico.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    -0,09
    3,722
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h02

    -0,25
    93.820,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host