UOL Notícias Notícias
 

Terremoto no Japão

Um dos maiores tremores da história desencadeia um tsunami, provoca mortes e deixa um rastro de destruição no Japão

  • Imagem: Reprodução
21/03/2011 - 15h19

EUA dizem que emergência nuclear no Japão está "perto de se estabilizar"

A Comissão Reguladora da Energia Nuclear (NRC) dos EUA afirmou nesta segunda-feira que os sistemas de contenção em três reatores da usina nuclear japonesa de Fukushima estão intactos e que a crise está perto de se estabilizar.

"A contenção nos reatores 1, 2 e 3 parece estar funcionando", assinalou o diretor-executivo da NRC, Bill Borchardt, em reunião da comissão para informar sobre a crise no Japão e delinear um plano para revisar os 104 reatores nucleares dos EUA, conforme a ordem dada na quinta-feira pelo presidente Barack Obama.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, assegurou nesta segunda-feira que há progressos "lentos, mas firmes" para controlar a crise na usina nuclear de Fukushima, onde seguem os trabalhos para esfriar os reatores e restaurar a eletricidade.

A usina continua sofrendo problemas na maioria de seus seis reatores, apesar das unidades 5 e 6 já terem acesso a eletricidade para ativar os sistemas de refrigeração.

A empresa operadora da usina, a Tepco, procura restabelecer a provisão elétrica nos reatores 1 e 2 com cabos externos, da mesma forma que nas unidades 3 e 4.

Borchardt explicou que, embora especialistas americanos acreditem que vários reatores foram danificados de alguma maneira por causa do terremoto de 9 graus na escala Richter, a estrutura de contenção ao redor do núcleo radioativo está intacta em grande medida.

Por sua parte, a NRC pretende revisar durante 90 dias a segurança nos reatores americanos. Um relatório com as conclusões preliminares seria publicado após os primeiros 30 dias de avaliação, segundo Borchardt.

"Não vejo grandes problemas" nos reatores quanto a capacidade de resistir a desastres naturais, tais como terremotos e tsunamis, afirmou o diretor-executivo da Comissão.

Depois da revisão, a NRC poderia recomendar a implementação de mais medidas de segurança.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,85
    3,308
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h22

    0,25
    72.607,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host