UOL Notícias Notícias
 

Terremoto no Japão

Um dos maiores tremores da história desencadeia um tsunami, provoca mortes e deixa um rastro de destruição no Japão

  • Imagem: Reprodução
22/03/2011 - 23h51

Eletricidade é restabelecida na sala de controle do reator 3 de Fukushima

Tóquio, 23 mar (EFE).- A operadora da usina nuclear de Fukushima, a Tokyo Electric Power Company (Tepco), conseguiu restabelecer a eletricidade na sala de controle do reator 3, o que facilitará o resfriamento desta unidade, informou a agência "Kyodo" nesta quarta-feira.

Os trabalhadores da empresa tentarão nesta quarta restaurar as funções dos reatores 1, 2, 3 e 4, depois que na terça foram conectados cabos externos de energia às seis unidades da central Fukushima Daiichi.

Embora os cabos já estejam conectados, o processo para reativar a provisão elétrica pode levar vários dias, já que antes é preciso revisar todos os equipamentos e motores para evitar um curto-circuito que complicaria ainda mais o trabalho dos operários.

Segundo a emissora pública de televisão "NHK", a Tepco tentará nesta quarta-feira reativar a eletricidade pelo menos no reator 3, o que permitiria o funcionamento do sistema de refrigeração da unidade e da piscina que armazena combustível nuclear.

A eletricidade já foi reativada na sala de controle do reator 3, uma boa notícia para os operários que lutam dia e noite para controlar a situação da usina.

Funcionários da Tepco, junto com militares e equipes de bombeiros enviados desde Tóquio e Osaka, se esforçam há 12 dias para evitar que a temperatura do combustível nuclear da central Fukushima Daiichi suba demais e emita elevada quantidade de radioatividade.

A usina nuclear ficou seriamente danificada devido ao forte terremoto de 9 graus na escala Richter ocorrido no último dia 11 no nordeste do Japão, em catástrofe que deixou 9.301 mortos e 13.786 desaparecidos, de acordo com o último boletim da Polícia japonesa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,85
    3,308
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h22

    0,25
    72.607,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host