UOL Notícias Notícias
 
30/03/2011 - 15h21

Berlusconi diz que devolverá imigrantes irregulares à Tunísia

Roma, 30 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, garantiu nesta quarta-feira em Lampedusa que os imigrantes tunisianos que chegarem à ilha serão embarcados "imediatamente" e repatriados à Tunísia, ou levados para outros lugares não especificados.

"Os imigrantes que chegarem aos píeres do porto de Lampedusa serão imediatamente embarcados em navios com destino à Tunísia ou outros centros. O Governo da Tunísia confirmou a possibilidade de receber certo número de cidadãos e de deter as saídas" com destino à Itália, afirmou.

Berlusconi fez esta declaração em entrevista coletiva, após comprovar pessoalmente a situação na ilha, que acolhe atualmente mais de 6,2 mil imigrantes irregulares, um número superior ao de seus habitantes.

O chefe do Governo italiano defendeu que o novo Executivo da Tunísia manterá este compromisso e ressaltou que o país norte-africano, de onde parte a imensa maioria dos irregulares, conseguiu controlar seus portos e litorais para impedir novas saídas.

Berlusconi acrescentou que um navio com capacidade para duas mil pessoas estará "sempre pronto" no porto de Lampedusa para devolver "imediatamente" os imigrantes irregulares.

Segundo a imprensa italiana, Berlusconi, em reunião na noite de terça-feira em Roma com membros de seu Governo, disse que a mensagem que deve sair da Itália é a de que o país não pode receber todas essas pessoas.

Em sua jornada, qualificada pela oposição italiana como um novo "show" de Berlusconi pelas propostas que fez aos habitantes, o primeiro-ministro anunciou que os 6,2 mil imigrantes que se encontram em Lampedusa serão transferidos para outros pontos da Itália em um prazo de 48 a 60 horas.

Na entrevista coletiva, afirmou que entre os motivos que atrasaram a transferência dos imigrantes está o fato de que entre eles estão alguns dos 13,6 mil presos fugidos de prisões da Tunísia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host