UOL Notícias Notícias
 

Terremoto no Japão

Um dos maiores tremores da história desencadeia um tsunami, provoca mortes e deixa um rastro de destruição no Japão

  • Imagem: Reprodução
07/04/2011 - 13h18

Novo terremoto não causou danos em usinas nucleares, diz agência japonesa


Em Tóquio

A agência japonesa para a segurança nuclear informou que o forte terremoto de magnitude 7,4 ocorrido nesta quinta-feira próximo à costa nordeste do Japão não causou danos nas usinas nucleares do país.

A agência indicou que o complexo de Fukushima Daiichi, cujos reatores sofreram graves danos após o terremoto de magnitude 9 que aconteceu no dia 11 de março, não foi afetado desta vez, e os trabalhos para refrigerá-los seguem adiante.

O novo tremor foi registrado às 23h32 locais (11h32 de Brasília), perto da costa da província de Miyagi, e é considerado uma das réplicas mais fortes do terremoto de 11 de março, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

As autoridades emitiram um alerta de tsunami no nordeste do país para ondas que em Miyagi podem chegar até dois metros de altura, e aconselhou que as pessoas que estão no litoral busquem refúgio em regiões altas.

A Agência de Segurança Nuclear do Japão indicou que não foram detectados níveis anormais de radioatividade nas usinas de Fukushima Daiichi, Fukushima Daini e Onagawa, esta última localizada na província de Miyagi e muito próxima do epicentro do terremoto.

A rede de televisão pública japonesa "NHK" informou que não há feridos na usina nuclear de Fukushima Daiichi, cujos operários continuavam seus trabalhos para resfriar os reatores pouco depois do tremor.

No momento do terremoto havia duas pessoas nas salas de controle dos reatores 1 e 2 da central de Fukushima Daiichi, e outras sete perto dos reservatórios, embora todas tenham se transferido a outro edifício e nenhuma tenha ficado ferida, segundo a "NHK".

O tremor causou blecautes nas províncias de Miyagi e Iwate, e em várias regiões de Yamagata, Aomori e Akita. Além disso, houve danos em algumas estradas da região nordeste do Japão.

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,52
    3,319
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h27

    0,43
    72.737,50
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host