UOL Notícias Notícias
 

Terremoto no Japão

Um dos maiores tremores da história desencadeia um tsunami, provoca mortes e deixa um rastro de destruição no Japão

  • Imagem: Reprodução
17/04/2011 - 05h01

Tepco espera esfriar em 3 meses os reatores de Fukushima

Tóquio, 17 abr (EFE).- A Tokyo Electric Power (Tepco) informou neste domingo que os reatores danificados da usina de Fukushima e as piscinas de combustível nuclear serão esfriados em três meses, apesar de sua estabilização completa levar entre seis e nove meses.


O presidente de honra da Tepco, Tsunehisa Katsumata, apresentou seu plano para encerrar a crise na unidade, cujos reatores ficaram sem sistema de refrigeração por causa do devastador tsunami do dia 11 de março.

O plano estabelece dois períodos, um primeiro de três meses na qual os reatores nucleares e as piscinas de combustível usado poderão ser esfriados.

Em uma segunda etapa, de entre seis e nove meses, os reatores serão estabilizados totalmente, de acordo com o programa apresentado pela Tepco.

A empresa japonesa tambem prevê cobrir os prédios dos três reatores danificados em um período de entre seis e nove meses.

Katsumata pediu perdão pela crise provocada pelo acidente nuclear em Fukushima, e disse que sua empresa está tentando "evitar que piore" a situação.

A Tepco espera ter pronto no verão (hemisfério norte) um novo sistema para refrigerar os reatores 1, 2 e 3, os que sofreram o acidente, e drenar ao mesmo tempo água contaminada.

Trata-se de um novo sistema de refrigeração que filtrará a água contaminada e a voltará a lançar a essas unidades uma vez limpa, para evitar que se acumule água radioativa nos edifícios dos reatores, como ocorreu até agora.

O acidente nuclear em Fukushima Daiichi foi provocado pelo devastador tsunami do dia 11 de março no litoral nordeste do Japão, que causou 13.756 mortos e 14.141 desaparecidos e deixou sem sistema de refrigeração aos reatores dessa planta.

Nível de radiação a que estamos expostos e seus efeitos

  • Fonte: The Guardian e Radiologyinfo.org

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,85
    3,308
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h22

    0,25
    72.607,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host