UOL Notícias Notícias
 
  • Imagem:
22/04/2011 - 10h49

Fiéis simulam crucificação de Cristo nas Filipinas

Arayat (Filipinas), 22 abr (EFE).- Vários fiéis foram crucificados nesta sexta-feira por ocasião da Sexta-Feira Santa em regiões do norte das Filipinas, o país de maior população católica da Ásia.

Os principais atos foram realizados na região de San Pedro Cutud, a cerca de 70 quilômetros ao norte da capital Manila e onde milhares de filipinos e estrangeiros enfrentaram o intenso calor para contemplar atos em que fiés pagaram penitências com o propósito de se redimir de seus pecados.

Em outras regiões, como na pequena aldeia de Arayat, a 80 quilômetros de Manila, alguns fiéis católicos chegaram a simular a crucificação de Cristo utilizando pregos que atravessavam as palmas de suas mãos.

Um dos fiéis foi retirado da cruz antes do fim do ritual, quando deu sinais de fraqueza e ameaçou desmaiar.

Depois que o fiel é retirado da cruz, os pregos são retirados e ele é conduzido a uma enfermaria precária.

"É o 11º ano que me sacrifico. Faço isso pela minha família", disse à Agência Efe Rolando, de 38 anos, enquanto suas mãos eram enfaixadas para deter o sangramento.

"Agora não estou muito bem, mas não dói tanto. Em dois dias estarei novamente em plena forma para cortar cana-de-açúcar", afirmou o fiel, que ressaltou que acredita que Deus lhe recompensará por seu sacrifício ajudando sua mãe, que está doente, a se recuperar.

Outros fiéis participam de procissões durante a Semana Santa. São acompanhados durante o percurso de igreja em igreja por fervorosos católicos que se flagelam nas costas e carregam sobre o ombro nu o peso de uma cruz de madeira de cerca de dois metros de altura.

A Igreja Católica reiterou sua oposição a este tipo de ato, popularizado na província de Pampanga nos últimos 60 anos.

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h19

    -0,09
    3,742
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h24

    -1,21
    103.451,93
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host