UOL Notícias Notícias
 
05/08/2011 - 23h14

Cuba reitera apoio ao reconhecimento da Palestina independente

Havana, 5 ago (EFE).- Cuba reiterou seu apoio ao reconhecimento do Estado palestino independente na reunião que mantiveram nesta sexta-feira em Havana os ministros das Relações Exteriores da ilha, Bruno Rodríguez, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Riad al-Maliki, informou a televisão estatal cubana.

O chanceler cubano reiterou o "apoio irrestrito de Cuba ao povo palestino em sua histórica luta pelo direito inalienável de exercer sua livre determinação e alcançar a soberania em um Estado independente".

Por sua parte, Riad al-Maliki disse que sua visita inscreve-se nas ações que a ANP vem realizando "para promover o reconhecimento do Estado da Palestina por parte dos países-membros das Nações Unidas".

O ministro palestino também agradeceu pelo "apoio incondicional" de Cuba nos longos anos de luta do povo palestino.

Participaram do encontro membros da delegação que acompanha Maliki em sua visita a Cuba e autoridades da Chancelaria da ilha caribenha.

Está previsto que em setembro a ANP solicitará à Organização das Nações Unidas (ONU) o reconhecimento do Estado palestino como membro de pleno direito, durante a realização do 66º período de sessões da Assembleia Geral.

O plano da ANP é que o maior número possível de países reconheça o Estado palestino com as fronteiras que havia com Israel em 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,69
    3,853
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h24

    -1,93
    100.092,95
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host