UOL Notícias Notícias
 
08/08/2011 - 17h37

Mugabe chama Otan de "organização terrorista" por ação na Líbia

Nairóbi, 8 ago (EFE).- O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, tachou nesta segunda-feira a Otan de "organização terrorista" por atuar "contra as leis internacionais" em seus bombardeios contra o regime de Muammar Kadafi na Líbia, informou a emissora zimbabuana "Radio Vop".

Durante um discurso pelo Dia Nacional dos Heróis, Mugabe qualificou os europeus de "loucos que rejeitam a verdade e desafiam a legislação internacional" porque "estão tentando matar Kadafi e mataram alguns de seus filhos deliberadamente".

"Essa é a razão pela qual a Otan é uma organização terrorista. Perdeu sua legitimidade. Temos que estar preparados porque isto pode se repetir em qualquer país africano", acrescentou o governante zimbabuano.

Mugabe, à frente da União Nacional Africana do Zimbábue - Frente Patriótica, governou o país sozinho e de forma autoritária desde a independência do Reino Unido, em 1980, até a frágil aliança com o Movimento por Mudança Democrática do primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai, em 2009.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -1,02
    5,091
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -1,20
    77.681,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host