UOL Notícias Notícias
 

Crise no mundo árabe

Iniciadas em janeiro, manifestações se espalham em países da África e do Oriente Médio; os ditadores de Tunísia, Egito e Líbia já caíram

  • Imagem: Ahmad Al-Rubaye/ AFP
03/10/2011 - 13h52

Rebeldes tomam controle de bairro natal de Muammar Gaddafi


Em Trípoli

As forças armadas rebeldes, que atacavam a cidade de Sirte, a 360 quilômetros a leste de Trípoli, tomaram nesta segunda-feira o controle total do bairro de Abou Hadi, onde nasceu o ditador líbio, Muammar Gaddafi, confirmaram à Agência Efe fontes dos insurgentes.

Os rebeldes cercaram o bairro, na periferia de Sirte, durante três dias, embora tenham enfrentado uma forte resistência por parte das forças leais ao antigo regime.

Após 72h de violentos combates que deixaram vários mortos e feridos nas duas partes, os rebeldes conseguiram o controle e expulsaram os aliados do ex-líder, acrescentaram as fontes.

Os combatentes rebeldes recuperaram uma grande quantidade de armas e capturaram mais de 20 defensores do antigo regime, segundo as fontes.

As mesmas fontes informaram que as forças das novas autoridades líbias decidiram suspender os bombardeios sobre a cidade de Sirte para permitir à população civil abandonar os lugares ainda disputados pelas duas facções enfrentadas.

Nos últimos dias, os insurgentes utilizaram carros de combate e canhões de longo alcance para atingir as posições das forças leais a Gaddafi, enquanto aviões aliados continuaram bombardeando as zonas.

Este ataque combinado parece não ter atingido todos os seus alvos, pois um grande contingente de aliados do ex-ditador conseguiram retomar posições no centro da cidade.

O Conselho Transitório líbio (CNT, órgão político dos rebeldes) anunciou na sexta-feira que daria um prazo de dois dias aos moradores de Sirte para que abandonassem a cidade e fosse feito um último ataque, no entanto, a investida foi adiada nesta segunda-feira.

Os líderes militares insurgentes informaram que o adiamento se deve aos milhares de civis que, segundo eles, são mantidos como reféns e escudos humanos pelas forças leais ao ex-lider Muammar Gaddafi.

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,93
    5,343
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h19

    1,29
    104.125,64
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host