UOL Notícias Notícias
 
18/11/2011 - 05h48

Partido de Suu Kyi retorna à política de Mianmar após 20 anos de perseguição

Agencia EFE

O principal partido de oposição de Mianmar, a Liga Nacional pela Democracia (LND), liderado pela Nobel da paz, Aung San Suu Kyi, decidiu nesta sexta-feira (18) pedir sua legalização para retornar à política após mais de duas décadas de perseguição governamental. Esta decisão foi adotada na reunião realizada em Yangun pelo comitê central do partido pelo fato de o novo governo de Mianmar (antiga Birmânia), formado por ex-generais do anterior regime militar, retirar as restrições legais que impediam sua participação ativa na política.

"A LND decidiu se inscrever de novo como partido e disputar as próximas eleições", anunciou Suu Kyi em uma nota dirigida à imprensa no final da votação realizada durante a reunião da qual participaram uma centena de delegados de diferentes regiões do país. A previsão é que o governo presidido pelo ex-general Thein Sein convoque em breve eleições legislativas para ocupar as 48 cadeiras do Parlamento que estão vagas.

O partido de Suu Kyi, que ganhou por grande maioria as eleições realizadas em 1990 e cujos resultados nunca foram aceitos pelos militares, foi ilegalizado por se negar a participar do pleito de novembro do ano passado, que boicotou ao considerar que eram antidemocráticos. Durante as últimas duas décadas, centenas de membros da LND foram detidos, outros morreram na prisão, e o partido se viu obrigado a fechar todas as representações que tinha no país.

No último dia 5 de novembro, o presidente de Mianmar assinou o decreto de aprovação das emendas introduzidas na lei de partidos políticos, o que abriu o caminho para a LND para solicitar sua legalização.

Uma das três cláusulas que foram eliminadas da citada lei proibia de ser membro de um partido político toda pessoa condenada por um tribunal de justiça, que é o caso de Suu Kyi e de outros milhares de ativistas opositores do anterior regime militar. EFE

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,38
    4,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    -0,39
    105.015,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host