Topo

Brasileira e padre italiano assassinado serão beatificados, diz Vaticano

Da EFE, na Cidade do Vaticano

28/06/2012 14h43

A brasileira Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica, será beatificada por suas "virtudes heróicas", da mesma forma que o sacerdote italiano Pino Puglisi, assassinado pela máfia, informou o Vaticano.

De acordo com a instituição, o papa Bento XVI aprovou nesta quinta-feira o decreto que reconhece os milagres com a intercessão dos dois citados.

Nhá Chica nasceu em São João do Rei (Minas Gerais) em 1808 e faleceu em Baependi, no mesmo estado, em 14 de junho de 1895. Bento XVI já havia reconhecido as "virtudes heróicas" da brasileira em 14 de janeiro do ano passado, primeiro passo rumo à santidade

A aprovação do milagre abre agora as portas a sua beatificação, que deve ser anunciada nos próximos dias.

Enquanto isso, Pino Puglisi, pároco de um bairro de Palermo assassinado pela máfia em 15 de setembro de 1993, também será beatificado após a aprovação pelo papa do decreto que reconhece um milagre com sua intercessão.

Puglisi, pároco da igreja de San Gaetano e um dos religiosos mais comprometidos na luta contra a máfia, foi assassinado com um disparo na nuca no dia de seu aniversário.

O episódio representou a primeira vez que a máfia assassinou um sacerdote que se opunha e denunciava seus métodos. Segundo os investigadores, o crime era uma "mensagem" à Igreja de forma a ser estabelecia uma paralisação da ofensiva contra as organizações criminosas.

O sacerdote foi assassinado por ordem dos irmãos Giuseppe e Filippo Graviano, chefes da região na qual se encontrava a paróquia de Puglisi, segundo revelou posteriormente o assassino, Salvatore Grigoli.