Topo

Editora japonesa publica menor livro do mundo, com apenas 0,75 milímetros

13/03/2013 08h48

A editora japonesa Toppan Printing publicou nesta quarta-feira o menor livro do mundo, de apenas 0,75 milímetros, produzidos graças a uma tecnologia de impressão ultrafina, informou a companhia por meio de um comunicado.

A empresa japonesa registrará o livro, de 22 páginas, no livro Guinness dos Recordes como o menor do mundo. A publicação conseguiu reduzir os 0,9 milímetros da obra "O Camaleão", do dramaturgo russo Anton Pavlovitch Tchecov, publicado em 1996, na Sibéria, e que ostentava o título de menor livro do mundo.

O exemplar da editora japonesa, chamado "Flores das quatro estações", é um compêndio de ilustrações da flora do arquipélago, como por exemplo as tradicionais cerejeiras e ameixeiras do país, e com o nome de cada espécie escrito nos diversos alfabetos da língua japonesa.

O livro, que sem o uso de uma lente de aumento quase não pode ser lido, está exposto em um museu no bairro de Bunkyo, em Tóquio.

A editora está vendendo exemplares do livro por 29.400 ienes (cerca de US$ 305). A obra é comercializada junto com uma lupa e uma edição ampliada.

Já o livro russo tem 30 páginas de onze linhas cada uma e ilustrações em três cores diferentes.

Da mesma forma que o exemplar japonês, os editores siberianos colocaram à venda 100 edições limitadas da obra, comercializadas, em 1996, por US$ 500.