Sucessão de Hugo Chávez

Auditoria das eleições venezuelanas ocorre sem registro de "inconsistências"

De Caracas (Venezuela)

A auditoria das eleições presidenciais venezuelanas, que abrange as urnas não revisadas no dia 14 de abril, quando houve o pleito, foi iniciada nesta segunda-feira (6) sem o registro de "inconsistências" até o momento, segundo fontes governistas ligadas ao processo.

"A ampliação da auditoria de verificação cidadã a 46% das mesas de votação está sendo realizada sem inconsistências", informou à estatal AVN (Agência Venezuelana de Notícias) um dos técnicos participantes do processo pelo governante PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), José Villarroel.

Segundo Villarroel, nas primeiras 150 caixas revisadas pela manhã, não foi encontrada nenhuma inconsistência e "não faltou nenhum comprovante de voto".

A auditoria em questão está sendo realizada por 60 técnicos do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), 21 auditores externos, 15 técnicos do Partido Socialista Unido da Venezuela e outros seis de outros partidos, com exceção da aliança opositora liderada pelo ex-candidato presidencial Henrique Capriles.

No total, a medida deverá revisar 10,5 mil caixas de resguardo em prazo de 30 dias.


A ordem do CNE pela realização da auditoria veio após um pedido da oposição venezuelana, que não aceitou os resultados eleitorais que deram vitória ao governista Nicolás Maduro com pouco mais 225 mil votos (1,5%) de vantagem.

No entanto, o líder da oposição e ex-candidato à Presidência rejeitou o processo de auditoria ao confirmar que o processo não incluiria a revisão dos cadernos eleitorais, onde figuram as assinaturas dos eleitores e onde, segundo ele, se evidenciam as irregularidades do governo.

Na última quinta-feira (2), Capriles decidiu impugnar as eleições perante a Corte Suprema de Justiça e anunciou que nesta terça-feira (7) encaminhará um novo documento com novas provas de irregularidades ao mesmo órgão.

Por outro lado, o governo venezuelano acusa Capriles de golpismo e ainda o responsabiliza pelos fatos de violência que foram registrados após os protestos levantados com a proclamação de Maduro como vencedor das eleições.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos