Brasileiro novo diretor-geral da OMC nomeia quatro adjuntos

Genebra, 17 ago (EFE).- O novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, designou representantes de China, Alemanha, Nigéria e Estados Unidos como seus quatro diretores adjuntos, informou neste sábado a entidade.

São eles o chinês Yi Xiaozhun, o alemão Karl-Ernst Brauner, o nigeriano Yonov Frederick Agah e o americano David Shark.

Azevêdo assumirá o cargo no dia 1º de setembro, e seus quatro diretores adjuntos o farão um mês depois.

"As competências e a experiência dos meus diretores adjuntos contribuirão para que possamos desenvolver e potencializar o programa da OMC em suas diferentes esferas de trabalho e a Conferência Ministerial de Bali em dezembro, que é nossa prioridade imediata", declarou Azevêdo ao comunicar sua decisão.

Yi foi representante da China para a OMC em Genebra desde 2011 e alto funcionário do Ministério de Comércio da China, onde trabalhou em questões relacionadas com o comércio internacional desde os anos 80.

Brauner é funcionário do Departamento Federal de Economia e Tecnologia e foi representante da Alemanha no Comitê de Política Comercial em Bruxelas nos últimos 12 anos.

Por sua vez, Agah é embaixador da Nigéria na OMC desde 2005 e teve responsabilidades relacionadas com o comércio internacional no Ministério de Indústria, Comércio e Investimento de seu país.

Shark era, desde 2000, representante permanente adjunto dos EUA para a OMC e é conhecido por sua experiência em negociações de comércio internacional desde os anos 70.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos