Topo

Sobe para 25 o número de mortos em desabamento de edifício na Índia

28/09/2013 04h12

Nova Délhi, 28 set (EFE).- Ao menos 25 pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas após o desabamento de um prédio de cinco andares em Mumbai, na Índia, segundo a última apuração divulgada neste sábado por fontes da unidade de controle de desastres.

O desabamento do imóvel, no qual viviam mais de 20 famílias, aconteceu ontem no começo da manhã, quando muitos dos moradores ainda dormiam. Por isso, as equipes de resgate temem que mais pessoas ainda estejam sob os escombros, de acordo com a imprensa local.

As autoridades enviaram máquinas pesadas para o local do acidente, no sul de Mumbai, para facilitar os trabalhos das equipes de salvamento, que durante o primeiro dia encontraram 13 corpos.

O caos e a confusão aumentaram na medida em que os familiares dos moradores do edifício chegavam ao local e questionavam às forças de emergência sobre os locais para onde foram transferidos os mortos e feridos.

Unidades dos bombeiros e quatro ambulâncias foram enviadas até o local e transferiram os feridos para os dois hospitais mais próximos, segundo o jornal local "DNA".

O edifício residencial de cinco andares, construído pela corporação municipal há 30 anos e habitado em sua maioria por funcionários locais, estava situado muito perto do mercado de Babu Genu, na área metropolitana de Mazgaon.

O edifício necessitava ser reformado com urgência e de acordo com relatórios dos quais teve acesso a imprensa local, o imóvel estava prestes a ruir.

A Administração de Mumbai anunciou uma compensação para as famílias dos mortos no valor de 200 mil rúpias (US$ 3.250) e o prefeito da cidade, Sunil Prabhu, garantiu que os culpados pelo acidente serão levados à justiça.

A Prefeitura apresentou uma denúncia contra um decorador que supostamente realizou algumas modificações no térreo do edifício, divulgou a agência indiana "PTI".

Os desabamentos em áreas urbanas são frequentes na Índia, pois, na maior parte das obras, são utilizados materiais de péssima qualidade e as mesmas não obedecem à legislação.

Este é o segundo grande desabamento em Mumbai neste ano: em junho, dez pessoas morreram em um desmoronamento na cidade.

Em abril, 74 pessoas morreram após a queda de um edifício ilegal na cidade de Thane, muito próxima de Mumbai.