PUBLICIDADE
Topo

Ban Ki-moon: "Mandela foi um dos grandes exemplos da história"

Em Johannesburgo

10/12/2013 09h44Atualizada em 10/12/2013 11h03

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira (10) na cerimônia religiosa em homenagem a Nelson Mandela que o ex-presidente sul africano é um dos grandes exemplos da história,

O ato está sendo realizado no estádio FNB, em Soweto (Johannesburgo). "Foi mais que um grande líder de seu país. Foi uma das grandes lições da história, disse Ban.


O secretário-geral da ONU destacou a capacidade de perdoar de Mandela e sua luta pela "liberdade, igualdade, democracia e justiça".

"Era inimigo da injustiça, não das pessoas. Odiava o ódio, não as pessoas. Mostrou um grande poder para perdoar", afirmou Ban Ki-moon, da tribuna de oradores.

O secretário-geral enviou suas condolências à viúva de Mandela, Graça Machel, e a sua ex-mulher, Winnie Madikizela-Mandela, assim como a toda sua família e ao povo sul-africano.

Ao término de seu discurso, Ban Ki-moon pronunciou no idioma local xhosa as palavras "descanse em paz", o que provocou forte reação entre os milhares de presentes.

O líder da ONU acrescentou que Madiba -como Mandela é conhecido em seu país- é "um baobá", uma árvore africana que deixa suas profundas raízes na terra.