Topo

Náufrago salvadorenho telefona das Ilhas Marshall para sua família

Em um primeiro momento, o naufrago se identificou como o mexicano José Ivan; descobriu-se posteriormente que se chama José Alvarenga e é de El Salvador, - Giff Johnson/AFP
Em um primeiro momento, o naufrago se identificou como o mexicano José Ivan; descobriu-se posteriormente que se chama José Alvarenga e é de El Salvador, Imagem: Giff Johnson/AFP

Em Sydney

04/02/2014 08h47

O náufrago de El Salvador, que garante ter passado mais de um ano à deriva e que foi encontrado na semana passada em um remoto atol das Ilhas Marshall, falou nesta terça-feira com sua família, segundo fontes do hospital em que foi internado.

José Alvarenga "falou com sua mãe e seu pai esta manhã e já recebeu alta do hospital" disse à Agência Efe Ron Mendoza, um dos médicos do Hospital de Majuro, a capital das Ilhas Marshall, ao explicar que o único problema do paciente são as enzimas do fígado que estão em nível elevado, o que é relacionado à inanição.

Alvarenga deve ter alta hoje e será levado para um hotel para "ficar tranquilo" à espera de sua repatriação, comentou a fonte do hospital.

Fontes de Imigração informaram que funcionários da Embaixada do México nas Filipinas devem chegar amanhã ao país para coordenar a viagem.

Alvarenga, que inicialmente foi tido como mexicano, é de El Salvador e morava na Côte D'Azur, no estado mexicano de Chiapas, de acordo com a Secretaria de Relações Exteriores do México.

O pescador aparentemente partiu do México no final de 2012 em uma expedição para pescar tubarões nas águas de El Salvador com um companheiro que provavelmente morreu há alguns meses em alto-mar.

O duo partiu em uma embarcação de sete metros para uma viagem que se interrompeu por culpa de uma tempestade que os afastou do litoral e os deixou à deriva no Pacífico.

Seu barco de sete metros foi arrastado no dia 30 de janeiro de 2014 até um recife perto de Ebon, um remoto atol das Ilhas Marshall, onde os aldeões o encontraram e tiveram problemas para se comunicar com ele, pois fala somente o espanhol.

As autoridades das Ilhas Marshall enviaram um navio até Ebon para levá-lo a Majuro.

Alvarenga contou que conseguiu sobreviver por tantos meses bebendo sangue de tartaruga, quando faltava água da chuva, e comendo quelônios, aves e peixes que capturava com as próprias mãos.