Topo

Ofensiva israelense já soma 311 mortes, mais de 70 no último dia

De Gaza

19/07/2014 04h13

Um ataque aéreo israelense matou neste sábado (19) 11 palestinos na faixa de Gaza, aumentando para 311 o número de palestinos que morreram nos 12 dias da ofensiva israelense contra, informaram fontes médicas. A maioria das vítimas é civil e o número de feridos chega a 2.200.

O número de mortes aumentou desde a noite da última quinta-feira (17), quando o Exército israelense começou uma operação terrestre para complementar os contínuos bombardeios da Aviação e da Marinha de Guerra contra o território palestino.

Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL
Somente nas primeiras 24 horas da incursão terrestre, mais de 70 palestinos morreram nos ataques, que foram concentrados em localidades do norte e do sul da Faixa.

Na noite desta sexta-feira (18) os ataques foram bastante intensos em Beit Lahia e Beit Hanoun, onde um obus das forças israelenses matou uma família de oito pessoas, entre eles duas crianças e dois adolescentes.

Além disso, três membros de outra família morreram em um bombardeio noturno no sul da Faixa de Gaza, outra das áreas mais castigadas por terra, mar e ar.

Na cidade de Khan Yunes, no sul do território palestino, quatro pessoas morreram e cinco ficaram feridas na sexta, enquanto cerca de outras dez foram mortas nos bombardeios sobre a cidade de Rafah, que fica próxima da fronteira com o Egito.

As crianças, que representam quase a metade da população da faixa de Gaza, são as principais vítimas desse conflito, no qual já morreram cerca de 80 menores.

A artilharia israelense realiza bombardeios contra a faixa de Gaza das posições de combate estabelecidas no interior do território palestino, a poucos quilômetros da fronteira.

Quando chega a noite, a aviação lança dezenas de foguetes luminosos sobre os bairros para permitir a atuação das forças terrestres, enquanto aviões de combate e navios de guerra lançam mísseis.