Topo

Exército israelense confirma identidade de soldado desaparecido em Gaza

O sargento Oron Shaul, 21, membro da unidade da Brigada de Golan do Exército israelense, está desaparecido em Gaza - Reuters
O sargento Oron Shaul, 21, membro da unidade da Brigada de Golan do Exército israelense, está desaparecido em Gaza Imagem: Reuters

Em Jerusalém

22/07/2014 11h33Atualizada em 22/07/2014 12h54

O Exército israelense revelou nesta terça-feira a identidade do soldado que desapareceu em combate na Faixa de Gaza, que identificou como o sargento Oron Shaul, de 21 anos, membro da unidade da Brigada de Golan.

O jovem, original de Poria e "cujo processo de identificação ainda não se completou", desapareceu na madrugada de sábado para domingo, em um incidente no qual um blindado foi alvo de um ataque com um foguete antitanque, anunciaram fontes militares.

A explosão causou a morte de sete soldados da Brigada de Golan.


Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL

A identificação acontece dois dias depois que as Brigadas "Azedim al-Qassam", braço armado do Hamas, anunciasse a captura em combate de um soldado israelense ao que identificou como Shaul Arón, e de quem ofereceu, inclusive, o número de placa.

O fato aconteceu no bairro Shahaiya, ao nordeste da Cidade de Gaza, e o exército israelense investiga as circunstâncias pelas quais o blindado, um modelo velho e desprotegido para esse tipo de palcos, foi empregado em lugar de outros mais modernos.

A imprensa local informou que o blindado teve um problema e que dois dos soldados que viajavam em seu interior saíram com o aparente objetivo de tentar solucionar o problema, momento em que houve a explosão no tanque pelo impacto do foguete disparado contra um flanco sensível do veículo.

As suspeitas indicam que milicianos palestinos levaram um dos dois soldados que estavam fora do blindado ou seu corpo.

De acordo com um comunicado oficial do Exército israelense, "um veículo armado com sete soldados da Brigada Golani foi severamente danificado em combate".

A nota detalhou que os familiares dos sete militares envolvidos nesse incidente foram informados sobre as circunstâncias do ataque e que seis deles foram identificados.


O Canal 10 da TV israelense informou que a família do soldado desaparecido é do norte do país e que preparava seu funeral quando foi informada por responsáveis militares sobre o seu desaparecimento.

A captura levou às ruas de Gaza e Cisjordânia a vários palestinos que receberam com beneplácito e comemoraram a notícia.

Desde que começou a ofensiva por terra em Gaza na quinta-feira passada, 28 soldados israelenses morreram e mais de 100 ficaram feridos.

Do lado palestino, o conflito já provocou mais de 600 mortes.  O Exército israelense contabilizou 183 milicianos palestinos mortos por suas tropas.