Topo

Mujica lança campanha de sua esposa Lucía Topolansky à prefeita de Montevidéu

Assim como Mujica, Topolansky participou da guerrilha tupamaro no país, e é uma membro-chave da coalizão governista Frente Amplia - Matilde Campodonico/AP
Assim como Mujica, Topolansky participou da guerrilha tupamaro no país, e é uma membro-chave da coalizão governista Frente Amplia Imagem: Matilde Campodonico/AP

Da Efe, em Montevidéu

08/03/2015 00h19

O ex-presidente do Uruguai e agora senador José Mujica participou neste sábado (7) do lançamento oficial da campanha eleitoral de sua esposa, a senadora Lucía Topolansky, à Intendência (prefeitura) de Montevidéu em um ato público ao ar livre que contou com diversas atuações artísticas e musicais.

"Se tivesse que definir esta companheira a definiria com a força feminina de uma abelha que vai, e vai e vai..." disse Mujica ao apresentar Lucía Topolansky sobre o palco montado na Praça Líber Seregni de Montevidéu, que se encheu de simpatizantes da coalizão política Frente Ampla (FA), à qual ambos pertencem.

"Não é a força estridente dos homens, muito afeitos ao auto-elogio, é a força que quase não se vê, mas constrói pontes e dá o melhor de si", acrescentou o ex-presidente sobre sua esposa.

A senadora Topolansky lembrou em seu discurso que faz 25 anos que o FA venceu as eleições municipais de Montevidéu, e se mostrou segura de que sua coalizão política conquistará o sexto mandato na capital.

"Temos a certeza que Montevidéu vai continuar sendo frenteamplista, com Daniel (Martínez), com a Virgínia (Cardozo) ou comigo", disse Topolansky, em referência aos três candidatos que o FA apresentou à Intendência.

Martínez pertence ao Partida Socialista, Cardozo ao Partida pela Vitória do Povo e Topolansky ao Movimento de Participação Popular, principais forças políticas que formam a Frente Ampla.

Topolansky enumerou os três pilares básicos de sua proposta política para ganhar as eleições: convivência, meio ambiente e transporte, temas que detalhará em quatro conferências durante a campanha eleitoral.

"Por que queremos governar? Porque governar é administrar bem, é pensar nas pessoas e ouvir seus problemas, e porque, como bem diz Ana (Olivera, atual prefeita da capital), no final da conta nos teríamos que perguntar o que a Intendência não faz", disse Topolansky.

"Por isso estou disposta a me candidatar por vocês, pela minha cidade, pelos sonhos realizáveis, com minhas convicções e meu compromisso, mas sempre contigo, Montevidéu, e com sua ajuda, montevideanos", continuou a candidata.

O ato contou com as atuações musicais de Gerardo Nieto, Sociedade Anônima e Rubén Rada.