Topo

Merkel e Putin colocam flores no túmulo do Soldado Desconhecido

Sergei Chirikov/EFE
Imagem: Sergei Chirikov/EFE

10/05/2015 09h11

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente russo, Vladimir Putin, homenagearam neste domingo (10) os combatentes soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial colocando flores no túmulo do Soldado Desconhecido, em Moscou.

Merkel chegou pouco antes à capital russa, onde além de participar deste ato pelos 70 anos da vitória aliada sobre a Alemanha nazista manterá um encontro de trabalho com Putin.

Ambos os líderes escutaram os hinos nacionais de seus países e foram depois com as coroas de flores ao monumento aos pés das muralhas do Kremlin, onde as depositaram junto à Chama Eterna.

A chanceler alemã rejeitou comparecer ontem ao tradicional desfile militar do Dia da Vitoria na Praça Vermelha, ao qual também não compareceram muitos líder ocidentais em protesto ao papel da Rússia na crise da Ucrânia e a anexação da Crimeia. O Brasil, por exemplo, enviou o ministro da Defesa, Jaques Wagner, como o representante do país.

No entanto, a chanceler alemã, que destacou a importância de lembrar os 27 milhões de mortos da União Soviética naquela disputa, optou pelo compromisso de comparecer hoje à capital russa.

O conflito na Ucrânia e as relações bilaterais, assim como as relações entre Rússia e a União Europeia, serão o foco da reunião que Putin e Merkel terão no Kremlin, informou hoje o porta-voz residencial, Dmitri Peskov.