Topo

Papa Francisco chama de hipócrita quem vende armas e defende a paz

06/06/2015 20h42

Cidade do Vaticano, 6 jun (EFE).- O papa Francisco disse neste sábado que quem defende a paz, mas ao mesmo tempo vende armas é hipócrita.

"Quem fala de paz e não a faz está em uma contradição. E quem fala de paz e favorece a guerra com a venda de armas é um hipócrita", disse o pontífice segundo a agência italiana "Ansa".

O papa deu essas declarações durante o voo de volta após uma visita de poucas horas a Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, se referindo às vendas de armas e os conflitos no mundo.

"Em nosso tempo, o desejo de paz e o compromisso por construi-la contrastam com o fato de existirem no mundo vários conflitos armados. É uma espécie de terceira guerra mundial combatida por partes e, no contexto da comunicação global, se percebe um clima de guerra", afirmou Francisco na capital bósnia.

"Nunca mais a guerra!" foi a mensagem do papa durante sua passagem pela Bósnia-Herzegovina, um país que 20 anos depois de sua guerra civil continua dividido por questões étnicas e religiosas, apesar dos avanços conquistados na reconciliação.

A breve visita do papa Francisco a Sarajevo também teve na agenda eventos com cidadãos, religiosos, jovens e as autoridades do país.

O principal ato foi realizado no Estádio Olímpico Asim Ferhatovic, uma missa ao ar livre que contou com a presença de mais de 70 mil pessoas.