Topo

Participação foi de 99,97% nas primeiras eleições locais da era Kim Jong-un

A escolha dos candidatos no país é determinada pelo partido do ditador Kim Jong-un, e há apenas um nome na cédula para cargos executivos - Guo Yina/Xinhua
A escolha dos candidatos no país é determinada pelo partido do ditador Kim Jong-un, e há apenas um nome na cédula para cargos executivos Imagem: Guo Yina/Xinhua

Em Seul (Coreia do Sul)

20/07/2015 00h43

As primeiras eleições locais da Coreia do Norte nos mais de três anos no poder de Kim Jong-un, foram realizadas neste fim de semana, e alcançaram uma participação de 99,97%, informou nesta segunda-feira (20) a agência estatal de notícias, a "KCNA".

O meio estatal assegurou que todos os cidadãos chamados a votar foram no domingo às urnas "exceto quem estava de viagem ou trabalhando no exterior".

Este pleito, realizado a cada quatro anos, serve para escolher cerca de 30 mil representantes nas assembleias populares locais designados pelo Partido dos Trabalhadores, braço político do regime dos Kim.

A agência norte-coreana também afirmou que os eleitores que por doença ou idade avançada não puderam comparecer aos colégios eleitorais depositaram suas cédulas em urnas móveis.

O "líder supremo", Kim Jong-un, votou em Pyongyang e pronunciou palavras de elogio aos candidatos por sua contribuição ao progresso do país, segundo relatou a "KCNA".

As eleições locais norte-coreanas anteriores aconteceram em julho de 2011, por isso que as de ontem foram as primeiras desde que o jovem líder, de cerca de 32 anos de idade, assumiu o comando do Estado em dezembro daquele mesmo ano, após a morte de seu pai, Kim Jong-il.

Estas eleições, nas quais a participação costuma rondar 100% e os candidatos são escolhidos com o apoio absoluto, são consideradas uma mera formalidade, pois os representantes são designados pelo partido único.

Os representantes locais designados neste pleito se reúnem uma ou duas vezes a cada ano para estabelecer os orçamentos de suas respectivas áreas e elaborar planos para a aplicação das leis, segundo especialistas sul-coreanos.