Topo

Execução de autor de triplo homicídio nos EUA é suspensa "na última hora"

Quando a decisão do Supremo foi divulgada, já fazia uma hora que estava tudo pronto na prisão de Bonne Terre para proceder com a execução de Johnson - Missouri Department of Corrections/AP
Quando a decisão do Supremo foi divulgada, já fazia uma hora que estava tudo pronto na prisão de Bonne Terre para proceder com a execução de Johnson Imagem: Missouri Department of Corrections/AP

Em Austin (EUA)

04/11/2015 00h10

A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu nesta terça-feira (3) "na última hora" a execução de Ernest Johnson, condenado à morte no Missouri por um triplo homicídio em 1994, pois o detento tem um recurso que ainda não foi julgado em um tribunal federal.

A apelação pendente argumenta que o coquetel de substâncias utilizado pelo Estado do Missouri em suas injeções letais - o pentobarbital - representa "um risco considerável e injustificável" de convulsões para Johnson, que passou por uma cirurgia em 2008 por conta de um tumor cerebral que não foi totalmente removido.

Nesse caso, a execução do réu violaria a Oitava Emenda da Constituição dos EUA, que protege os cidadãos de "punições incomuns e cruéis".

Assim, a defesa de Johnson pediu ao Estado do Missouri que o executasse na câmara de gás, uma manobra dilatória dos advogados, pois esse sistema, apesar de ainda estar vigente no protocolo, não é utilizado desde 1965 e não está operacional.

A decisão tomada pelo Supremo apela para que o Tribunal de Apelações do Oitavo Circuito dos Estados Unidos decida sobre o recurso citado antes de proceder com a execução.

Quando a decisão do Supremo foi divulgada, já fazia uma hora que estava tudo pronto na prisão de Bonne Terre para proceder com a execução de Johnson, inicialmente prevista para as 18h locais (22h de Brasília).

O condenado cometeu o crime há 21 anos atrás, na noite de 12 de fevereiro de 1994, quando invadiu um supermercado de Columbia (Missouri), do qual era cliente habitual, matou os três funcionários que estavam no local naquele momento e roubou o dinheiro do caixa.

Johnson, que era viciado em crack, matou as três vítimas a marteladas e depois escondeu dois dos corpos no banheiro do estabelecimento e o outro em um congelador.

A polícia se deparou com a cena macabra na manhã seguinte e deteve Johnson naquele mesmo dia. O assassino foi condenado à morte um ano depois.

Em 2015, 25 detentos foram executados nos Estados Unidos, seis deles no Missouri.