Hollande condecora vítimas dos atentados de janeiro e "heróis" do trem

Paris, 1 jan (EFE).- O presidente francês, François Hollande, condecorou com a Legião de Honra, a maior distinção oficial do país, as vítimas dos atentados terroristas de janeiro passado em Paris, assim como os conhecidos como os "heróis" que evitaram o ataque jihadista em um trem Thalys Amsterdã-Paris em agosto.

Na tradicional lista de Ano Novo de premiados com a Legião de Honra publicada no Diário Oficial figuravam a título póstumo 15 pessoas mortas no ataque contra a revista satírica "Charlie Hebdo" em 7 de janeiro e contra um supermercado judeu também na capital francesa.

Entre eles estava o diretor da revista, Stéphane Charbonier, "Charb" e os cartunistas Jean Cabut, "Cabu", Philippe Honoré, "Honoré" e Bernard Verlhac, "Tignous", além dos policiais Franck Brinsolaro e Ahmed Merabet, assassinados pelos dois terroristas, os irmãos Kouachi.

Também foram condecorados os quatro reféns que morreram pelos tiros do sequestrador do supermercado judeu Hype Cacher em 9 de janeiro, Amedy Coulibaly.

Michel Catalano e Lilian Lepère, proprietário e funcionário da empresa onde se refugiaram os irmãos Kouachi antes de serem mortos pelas forças da ordem nesse mesmo 9 de janeiro, também receberam a Legião de Honra.

Por último, o chefe do Estado outorgou a distinção ao motorista do Thalys que foi alvo do terrorista Ayoub el Khazzani, Eric Tanty, em 21 de agosto, assim como ao chefe de bordo do trem, Michel Bruet, e ao professor universitário Mark Moogalian, que se interpôs perante o agressor.

Já tinham sido condecorados com a Legião de Honra em vida outros dois assassinados na redação do "Charlie Hebdo": o desenhista Georges Wolinski (em 2005) e o economista e jornalista Bernard Maris (em 2014).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos