Pré-candidato republicano Ben Carson perde chefe de campanha e 20 assessores

Washington, 1 jan (EFE).- O chefe de campanha e 20 assessores do pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Ben Carson, que chegou a liderar as enquetes de intenções de voto para as primárias, pediram demissão ontem por "conflitos internos", informou nesta sexta-feira a "MSNBC".

Em entrevista transmitida hoje pela emissora, Barry Bennett, que renunciou na quinta-feira ao cargo de chefe de campanha de Carson, afirmou que "alguns de seus assessores tomaram decisões que não são muito inteligentes".

Por sua parte, Carson, que desabou nas enquetes nas últimas semanas, disse através de um comunicado que esta profunda mudança em sua equipe constitui uma nova fase para "reforçar" sua campanha com uma estratégia que compartilhe de maneira "mais agressiva" sua visão do mundo.

As saídas incluem a do diretor de Comunicação de campanha, Doug Watts, que lembrou em outra nota que eles ajudaram "a levar Carson do último lugar à categoria de favorito".

Bennett citou diferenças com um dos confidentes mais próximos de Carson, Armstrong Williams, que indicou hoje ao jornal "Político" que as responsabilidades de chefe de campanha ficarão a cargo agora do general reformado Robert Dees.

Nesta quarta-feira, a campanha de Carson revelou que nos últimos três meses o neurocirurgião e candidato à indicação presidencial do Partido Republicano arrecadou US$ 23 milhões, provavelmente um dos números mais altos entre os conservadores.

No entanto, o apoio de Carson nas enquetes desabou desde novembro, quando dividia a primeira colocação com o magnata Donald Trump, que segue liderando as pesquisas.

Carson passou de 24% de apoio, segundo a média de enquetes de opinião da RealClearPolitics, para 9%, há exatamente um mês das primeiras primárias em Iowa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos