Terremoto de 5,3 no nordeste do Afeganistão

Cabul, 2 jan (EFE).- Um terremoto de 5,3 na escala Richter sacudiu neste sábado o nordeste do Afeganistão, apenas uma semana depois de outro terremoto com epicentro na região ter deixado quatro mortos e uma centena de feridos no país e no Paquistão, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do tremor foi situado a cerca de 35 quilômetros da cidade de Jurm, na província nordeste de Badakhshan, e o hipocentro a cerca de 190 quilômetros de profundidade.

O tremor aconteceu por volta das 13h (6h30 em Brasília), e foi sentido em várias partes do Paquistão, cujo Centro Nacional de Monitoramento Sísmico elevou a 5,8 na escala Richter.

Não se sabe ainda se houve vítimas ou danos materiais.

Em 26 de outubro, um terremoto de 7,5 com epicentro em Jurm deixou quase 400 mortos, mais de 2.400 feridos e dezenas de milhares de afetados no Afeganistão e no Paquistão.

A região do Himalaia registra uma das maiores atividades tectônicas pelo contato entre a placa indiana e a euroasiática, que se batem a uma velocidade calculada entre 40 e 50 milímetros por ano, o que torna os sismos frequentes na região, segundo o USGS.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos