Arábia Saudita suspende voos com destino ao Irã

Riad, 4 jan (EFE).- A Autoridade Geral da Aviação Civil da Arábia Saudita anunciou nesta segunda-feira a suspensão de todos os voos do país com destino ao Irã após a decisão de Riad de romper as relações diplomáticas com Teerã, informou a agência estatal de notícias saudita, a "SPA".

A decisão também afeta voos procedentes do Irã, e as companhias sauditas tomarão as medidas necessárias para evitar que viajantes que já têm voos reservados sejam prejudicados, acrescentou a agência.

A Arábia Saudita rompeu ontem suas relações diplomáticas com o Irã após os ataques ocorridos no sábado contra a embaixada saudita em Teerã e a seu consulado na cidade iraniana de Mashhad em reação à execução do clérigo xiita Nimr Baqir al Nimr por parte das autoridades de Riad.

Os governos de Bahrein e Sudão se somaram à decisão de romper relações com Teerã. Já o governo dos Emirados Árabes Unidos diminuiu sua representação diplomática no Irã em solidariedade a Riad e limitou sua presença oficial no país ao nível de encarregado de negócios.

A morte de Nimr gerou uma onda de críticas por parte da comunidade xiita do Oriente Médio, assim como distúrbios nos países com população xiita, como o Bahrein, e na província saudita de Al Qatif, de onde ele era natural.

Durante a noite, pelo menos um homem morreu e uma criança ficou ferida em confrontos na cidade de Al Awamiya, cidade natal do clérigo xiita.

Os países árabes do Golfo Pérsico acusaram reiteradamente o Irã de interferir em seus assuntos internos e de apoiar a oposição xiita que pede mais direitos e igualdade e que costuma ser reprimida pelas autoridades sunitas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos