Ataque a consulado indiano no Afeganistão termina com saldo de 5 mortes

Cabul, 5 jan (EFE).- O ataque a um consulado da Índia na cidade de Mazar-e-Sharif, no norte do Afeganistão, terminou após 25 horas de confrontos nos quais cinco pessoas morreram - todos os quatro criminosos e um policial - e nove ficaram feridas, informou nesta segunda-feira o escritório de imprensa do governador da província de Balkh, onde aconteceu a ofensiva.

No Twitter, o governo provincial disse que "a situação na região voltou a ser completamente normal".

O porta-voz da polícia em Balkh, Shirjan Duranai, declarou à Efe que foram resgatados os corpos de três criminosos e que as buscas pelo quarto continuavam.

Duranai acrescentou que os insurgentes estavam escondidos no terceiro andar do edifício onde fica o consulado, e de lá atacaram a sede diplomática após falharem em sua tentativa de invadi-la.

O exército e a polícia afegãos realizaram uma operação na tarde de ontem e conseguiram infiltrar, de helicóptero, vários soldados no terraço do edifício.

O porta-voz disse que os feridos receberam alta após serem atendidos em um hospital próximo.

Um oficial das forças de segurança, que pediu anonimato, disse à Efe que o saldo de feridos na ação foi de cinco membros das forças afegãs e quatro civis.

O ataque começou na noite de domingo em Mazar-e-Sharif, considerada uma das cidades mais seguras do Afeganistão. O embaixador da Índia em Cabul, Amar Sinha, disse no Twitter que todos os funcionários do consulado estão "a salvo".

Assim como ocorre com membros das forças de segurança e funcionários públicos, estrangeiros são alvos frequentes de ataques por parte de talibãs.

O último ataque a uma missão diplomática no país aconteceu no dia 11 de dezembro contra a embaixada da Espanha em Cabul. Aquela ação terminou com a morte de dois policiais espanhóis, quatro agentes afegãos, dois civis e os quatro terroristas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos