Hezbollah confirma ataque à patrulha israelense na fronteira com o Líbano

Beirute, 4 jan (EFE).- O grupo Resistência Islâmica, braço armado da organização xiita libanesa Hezbollah, confirmou nesta segunda-feira que atacou uma patrulha israelense na conflituosa área fronteiriça meridional das fazendas de Shebaa, ocupada por Israel e reivindicada pelo Líbano.

"O grupo Samir Qantar, que pertence à Resistência Islâmica, detonou uma bomba durante a passagem de uma patrulha do Exército israelense na rota que vincula Zebdin com Kafra, o que destruiu um veículo militar Hammer e feriu seus ocupantes", afirmou a Resistência Islâmica em comunicado.

Segundo a Agência Nacional libanesa de Notícias "ANN", o Exército israelense respondeu ao ataque com o lançamento de bombas de fragmentação, proibidas por diversas convenções internacionais, em várias localidades da mesma zona.

O Exército israelense confirmou o ataque, embora tenha garantido que foi perpetrado com artilharia.

De acordo com um comunicado militar, uma bomba foi detonada contra veículos das Forças Armadas israelenses na zona do Monte Dov, perante o qual "o Exército israelense respondeu com fogo de artilharia".

Em pouco tempo, os bombardeios cessaram, mas vários aviões e drones continuam sobrevoando a área, assinalou a "ANN".

Samir Qantar, de 53 anos, morreu em 19 de dezembro em um bombardeio aéreo nos arredores de Damasco.

Ele é considerado por muitos libaneses um símbolo da resistência frente a Israel, onde foi condenado à prisão perpétua por ter participado do assassinato de um policial e dois cidadãos israelenses.

Libertado em 2008 em uma troca de presos entre Israel e o Líbano, Qantar se transformou em uma figura importante dentro do Hezbollah.

O líder dessa organização, Hassan Nasrallah, acusou Israel da morte de Qantar e ameaçou responder a esse ataque "no momento, no lugar e da maneira" que o grupo considerar adequado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos