Israel ataca Líbano com artilharia após explosão durante passagem de patrulha

Jerusalém, 4 jan (EFE).- Israel atacou nesta segunda-feira com artilharia o sul do Líbano, após a detonação de uma bomba na passagem de uma patrulha militar israelense na zona divisória entre ambos territórios, informou o Exército israelense.

Segundo um comunicado militar, "uma bomba improvisada foi detonada contra veículos do Exército israelense na zona do Monte Dov. O Exército israelense respondeu com fogo de artilharia".

O local do fato é uma zona ocupada da Síria em 1967 e que o Líbano reivindica como sua desde que Israel se retirou da chamada "Linha azul" marcada pela ONU em 2000.

As autoridades israelenses chamaram os residentes da região próxima à divisória a permanecer em suas casas.

Um alto cargo militar israelense citado pela edição digital do jornal "Ha'aretz" disse que a bomba era de grande tamanho e afirmou que pode ter sido detonado pela milícia xiita libanesa Hezbollah.

A fonte indicou que o incidente não concluiu e o Exército israelense suspeita que pode haver mais explosivos na região.

Meios de comunicação libaneses informaram com base em testemunhas que foram ouvidas várias explosões na área e que a Força Armada libanesa declarou o nível de máxima alerta.

Nas últimas semanas, desde que no final de dezembro morreu o destacado membro do Hezbollah Samir Kuntar em um bombardeio em um subúrbio de Damasco atribuído a Israel, as forças de segurança neste país se encontram em estado de alerta máxima ao longo das fronteiras norte com o Líbano e Síria.

Líderes do Hezbollah ameaçaram Israel com represálias pela morte de Kuntar.

O chefe do Estado-Maior da defesa de Israel, general Gadi Eisenkot, respondeu que os inimigos de Israel enfrentarão "graves consequências" se ameaçam sua segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos