Morre Michel Galabru, o rosto da comédia na França

Paris, 4 jan (EFE).- O ator francês Michel Galabru, um dos mais queridos pelo público de seu país graças a seus papéis cômicos em filmes e peças de teatro, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou sua família.

A morte de Galabru, que apesar da avançada idade trabalhou até duas semanas atrás sobre os palcos, fui muito lamentada pela imprensa francesa devido à popularidade do ator, que ficou famoso após aparecer junto com Louis de Funes em "As Loucas Aventuras de um Gendarme em Saint-Tropez" (1964).

Galabru, que morreu na madrugada enquanto dormia, nasceu em 27 de outubro de 1922 em Safi (Marrocos), Galabru descartou sua grande paixão, o futebol, pelo teatro, e entrou na prestigiada Comédie Française em 1950.

Sete anos depois deixou a instituição, criada no século XVII, para passar à tela grande, onde encadeou sucessos como "A Guerra dos Botões" (1962) e "As Loucas Aventuras de um Gendarme em Saint-Tropez", que o transformaram em um rosto facilmente reconhecível para os franceses.

Apesar de sua fama, todos próximos a ele destacaram hoje que Galabru jamais perdeu a humildade e a proximidade, atributos que o faziam ficar furioso quando alguém o qualificava de "monstro sagrado" da interpretação.

Com o passar dos anos, ele começou a receber um maior número de papéis dramáticos e obteve em 1976 seu maior reconhecimento, o Prêmio César, graças ao seu trabalho em "O Juiz e o Assassino", de Bertrand Tavernier.

No cinema, Galabru foi Abraracourcix em "Astérix e Obélix contra César" (1999) ou um sinistro personagem no super sucesso da comédia francesa "A Riviera Não É Aqui" (2008), mas nunca cortou o laço umbilical que o manteve ligado ao teatro popular.

Devoto do autor francês Marcel Pagnol, obteve pela primeira vez em sua carreira o prêmio Molière (o mais prestigiado do teatro francês) em 2008, graças a seu papel em "Les chaussettes opus 124" (As meias opus 124).

Sua produtiva carreira, com centenas de interpretações no cinema e no teatro, se prolongou até novembro, quando um profundo cansaço se apoderou de Galabru, que sentiu muito as recentes mortes de sua mulher e de seu irmão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos