Poluição em Pequim caiu 6 % em 2015, mas dobrou os limites nacionais

Pequim, 4 jan (EFE).- A concentração de partículas poluentes no ar de Pequim, uma das cidades mais poluídas do mundo, caiu 6,2% em 2015 com relação ao ano anterior, mas foi o dobro dos padrões de segurança de saúde estabelecidos no país, segundo dados publicados nesta segunda-feira por as autoridades locais.

A densidade de partículas PM 2,5 (de diâmetro inferior a 2,5 mícrons, as mais daninhas para a saúde) foi como média diária de 80,6 microgramas por metros cúbicos, 1,3 vezes mais que os padrões nacionais, admitiu o diretor do centro de controle meio ambiental de Pequim, Zhang Dawei, em entrevista coletiva.

Acima de 100 microgramas por metros cúbicos começa a se recomendar a determinados coletivos, como crianças e idosos, que reduzam suas atividades ao ar livre, e esse alerta se estende a toda a população quando são superados os 300, enquanto alguns dias na capital chinesa os níveis estiveram acima de 600.

Segundo os dados facilitados hoje, pouco mais da metade dos dias do ano passado, 186, tiveram o registro de um ar limpo, de acordo com os padrões nacionais.

A poluição foi especialmente alta nos meses de novembro e dezembro, coincidindo com o ligamento de sistemas de calefação -muitos ainda alimentados por carvão- na cidade, o que produziu uma média de 239 microgramas de partículas poluentes PM 2,5 por metros cúbicos nessas semanas.

Outros medidores da poluição no ar registraram descensos pronunciados, que foram de 38,1% em partículas PM 10, de 11,8% no dióxido de enxofre (causador da chuva ácida) e de 12,3% no dióxido de nitrogênio.

Pequim sofre com a poluição com frequência, o que disparou o consumo de purificadores de ar e mascarilhas entre os 25 milhões de moradores da cidade e sua área metropolitana.

A cidade fixou o objetivo de reduzir em 40% sua poluição no final desta década, tenta combater o problema com a limitação do tráfego e o fechamento de indústrias poluentes nos dias de maior poluição.

No final de 2015, a cidade declarou pela primeira vez dois alertas vermelhas por poluição, que elevaram ao máximo as medidas de prevenção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos