Resgates de refugiados na costa da Turquia crescem 570% em 2015

Istambul, 4 jan (EFE).- As patrulhas de vigilância Turquia resgataram 86.462 refugiados ou imigrantes ilegais no litoral do país enquanto tentavam cruzar o Mar Mediterrâneo ou o Mar Egeu rumo à Grécia em 2015, número que representa um crescimento de 570% em relação a 2014.

Os dados foram divulgados em comunicado pelo escritório do governador da região de Esmirna e publicados pelo jornal "Hürriyet". De acordo com o registro, 96,7% das operações ocorreram no Mar Egeu, embora algumas pessoas tenham sido resgatadas tentando chegar ao Chipre pelo litoral mediterrâneo da Turquia.

Com 24.100 refugiados resgatados, a costa da província de Esmirna, próxima à ilha grega de Quios, foram as preferidas pelos refugiados que tentavam chegar à Europa. Também foram muito frequentes os naufrágios de refugiados perto da ilha de Kos, partindo de Bodrum, na província de Mugla. Além dos dois principais, outros dois destinos comuns eram Aydin e Lesbos, situadas em frente às províncias de Balikesir e Çanakkale.

Durante as operações de resgate, as autoridades também prenderam 143 suspeitos por tráfico de pessoas.

Ao longo de 2015, as patrulhas turcas recuperaram uma média de 156 pessoas por dia em um total de 2.280 operações, chegando às barcas naufragadas cerca de 7 minutos após receberem o alerta, destaca o comunicado do governo da região de Esmirna.

A nota utiliza o termo genérico "imigrantes ilegais", embora grande parte dos que tenta atravessar da Turquia para as ilhas gregas são sírios, iraquianos e afegãos.

A Turquia abriga cerca de 2,2 milhões de sírios, dos quais 200 mil vivem em acampamentos criados pelo governo, 45 mil afegãos, 1000 mil iraquianos e 14 mil iranianos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos