Rússia se oferece como mediadora para Irã e Arábia Saudita

Moscou, 4 jan (EFE).- A Rússia está disposta a mediar as relações entre Irã e Arábia Saudita para que superem a grave escalada de tensão que esses dois países atravessam depois que as autoridades sauditas executaram o clérigo e dirigente xiita, Nimr Baqir al Nimr, disse nesta segunda-feira um porta-voz Ministério das Relações Exteriores russo, que não teve seu nome revelado.

"Sempre defendemos a aproximação entre Teerã e Riad. Nós poderíamos ter um papel mediador, se as duas partes precisarem. Seria um grande prazer", declarou o funcionário do órgão às agências russas.

De acordo com ele, para o governo russo Moscou, é de grande importância que os dois líderes mantenham boas relações, pelo papel que desempenham nos mercados do petróleo e em diferentes fóruns internacionais, como o destinado a negociar uma solução pacífica ao conflito sírio.

"Estávamos felizes pelo fato de Irã e Arábia Saudita terem começado a trabalhar juntos no grupo internacional de apoio à Síria. Graças aos nossos esforços e aos dos americanos foi possível criar esse mecanismo. Esperamos que continue funcionando", afirmou o porta-voz da diplomacia russa.

Ele lembrou que o processo de paz para a Síria "acontece em um momento de grande responsabilidade, agora que em janeiro devem começar as negociações em Genebra" entre o governo e a oposição.

"Lamentamos este aumento das tensões entre dois países aos que nos unem relações próximas, duas potências regionais muito importantes. Sempre defendemos a compressão mútua no mundo muçulmano", concluiu.

O governo da Arábia Saudita decidiu romper relações diplomáticas com o Irã após os ataques ontem à noite à embaixada saudita em Teerã e a seu consulado da cidade de Mashhad.

As ações contra as delegações diplomáticas sauditas no Irã aconteceram algumas horas depois de as autoridades sauditas executarem Al Nimr e outros 46 réus condenados à morte, o que gerou crítica de boa parte da comunidade xiita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos