Em Atenas, Vanessa Redgrave diz que gregos deram lição de humanidade

Atenas, 5 jan (EFE).- A atriz britânica Vanessa Redgrave afirmou nesta terça-feira que os gregos deram uma lição de humanidade na gestão da crise dos refugiados e apelou a outros governos para que assumam sua responsabilidade neste problema, já que Grécia não pode assumir só essa carga.

Redgrave visitou hoje o campo de refugiados de Eleonas, em Atenas, junto com o ministro de Migração grego, Yannis Muzalas, e o prefeito de Atenas, Yorgos Kaminis.

A atriz e ativista pelos Direitos Humanos, que também é embaixadora de boa vontade do Unicef, louvou os esforços da população das ilhas gregas e os muitos voluntários envolvidos na ajuda aos refugiados.

Além disso, ressaltou a necessidade de que cada país pressione seu respectivo governo para dar um enfoque mais positivo à questão dos refugiados.

A atriz britânica é uma das várias artistas que passaram nas últimas semanas por diversos acampamentos gregos de refugiados.

Na semana passada, o artista chinês Ai Weiei visitou a ilha de Lesbos, principal porta de entrada dos refugiados que viajam rumo a União Europeia.

Ai anunciou que instalará uma oficina permanente na ilha em que, junto com estudantes da China e da Alemanha, elaborarão este ano diversos projetos relacionados à crise de refugiados.

Também já passaram por Lesbos os atores americanos Mandy Patinkin (de Homeland) e Susan Sarandon, ambos com a intenção de ter uma ideia real de como é a situação e pedir a solidariedade internacional.

As chegadas de refugiados a Lesbos e outras ilhas gregas próximas à costa da Turquia diminuíram ligeiramente no último mês, principalmente por causa do mau tempo, mas diariamente continuam a vir 3.500 pessoas, em vez das cinco mil de antes.

Dali se transferem ao porto do Pireo, em Atenas, onde muitos se instalam por um tempo limitado em algum dos dois acampamentos disponíveis, à espera de poder seguir seu trajeto rumo ao norte da Europa.

Hoje chegaram ao Pireo duas embarcações com 2.600 migrantes e refugiados procedentes das ilhas de Quios, Samos e Lesbos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos