Em comício em NY, Sanders critica Hillary e corrupção em Wall Street

Nova York, 5 jan (EFE).- O pré-candidato democrata à Casa Branca, Bernie Sanders, criticou nesta terça-feira o discurso de sua principal rival no partido, Hillary Clinton, e atacou a "fraude e a corrupção" que "reinam" em Wall Street e nas grandes entidades financeiras dos Estados Unidos.

"A avareza, a arrogância, a fraude e a desonra são as palavras que descrevem os negócios de Wall Street, que só se preocupa em satisfazer às corporações bancárias e destrói a classe média americana", disse Sanders em um comício eleitoral realizado no auditório Town Hall de Nova York.

Sanders, o pré-candidato que dirigiu os maiores ataques contra Wall Street, também acusou Hillary Clinton, líder nas enquetes para ser a candidata democrata à Casa Branca, de estar "equivocada" em suas propostas para regular as principais entidades financeiras do país.

"Hillary Clinton diz que só devemos impor novas pequenas cotas à indústria financeira. Não estou de acordo", comentou o senador de Vermont.

Neste sentido, o democrata lembrou que se a crise financeira de 2008 esteve a ponto de acabar com a economia tanto do país como do resto do mundo foi por culpa do governo de Bill Clinton, o qual classificou como "amigo dos titãs financeiros".

Sanders pediu a restauração da lei de Glass-Steagall, aprovada em 1933 após a grande quebra da bolsa americana em 1929 e derrubada em 1999 pelo então presidente, Bill Clinton.

Esta lei separou durante décadas as entidades financeiras entre os bancos de depósito, ou bancos comerciais, e os bancos de investimento.

"Vamos acabar com esta realidade e o comportamento ilegal das corporações em Wall Street", sentenciou o pré-candidato, segundo colocado nas enquetes, atrás de Hillary.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos