Opositor Ramos Allup assume como novo presidente do parlamento venezuelano

Caracas, 5 jan (EFE).- O novo presidente da Assembleia Nacional (AN) da Venezuela, o deputado opositor Henry Ramos Allup, tomou juramento de si mesmo nesta terça-feira como titular do Legislativo e depois fez o mesmo com os dois vice-presidentes da câmara, também opositores.

"Juro cumprir perante Deus e perante a pátria" as responsabilidades próprias da presidência da AN, declarou Ramos Allup imediatamente após receber o comando da sessão do deputado chavista Héctor Agüero, que atuou como tal por ser o deputado mais velho.

Ao início da sessão uma comissão revisou cada uma das credenciais dos deputados eleitos para dar continuidade à cerimônia de juramento dos novos parlamentares para os próximos cinco anos, em um ato emoldurado por um clima de tensão que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu ontem à noite que fosse deixado de lado.

A maioria dos parlamentares chegou à sede do Palácio Legislativo acompanhados por eleitores, mas outros chegaram separado das concentrações, como o próprio Ramos Allup, um dos mais ferrenhos opositores, que será o novo presidente da AN, depois que os 112 deputados opositores lhe elegessem para o cargo no domingo passado.

Dentro das instalações do parlamento já estão o ex-presidente colombiano Andrés Pastrana e o presidente da Mesa Direção do Senado mexicano, Roberto Gil Zuarth, que foram convidados à sessão pela aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD).

Também estão presentes Lilian Tintori, Mitzy Capriles e Patricia Gutiérrez, esposas dos dirigentes opositores presos Leopoldo López, Antonio Ledezma e Daniel Ceballos, além de prefeitos e governadores da oposição como o duas vezes candidato presidencial Henrique Capriles.

A primeira-dama da Venezuela e também deputada eleita, Cilia Flores, chegou acompanhada pelo presidente em fim de mandato da AN, Diosdado Cabello, que assegurou que a bancada chavista está preparada para cumprir de maneira "estrita" a Constituição e o regulamento interno e de debate do parlamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos