Candidato presidencial opositor se nega a participar de 2º turno no Haiti

Porto Príncipe, 6 jan (EFE).- Jude Celestin, o segundo mais votado no primeiro turno das eleições presidenciais do último dia 25 de outubro no Haiti, se recusou nesta quarta-feira a participar do segundo turno.

Por meio de um comunicado, Celestín, que já havia concorrido à presidência no pleito de 2010, disse que o governo e o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) "devem respeitar" as recomendações da Comissão Independente de Avaliação Eleitoral, que detectou "sérias irregularidades" no primeiro turno das eleições presidenciais, assim como no segundo turno das legislativas, realizadas também em 25 de outubro.

O segundo turno estava inicialmente marcado para 27 de dezembro do ano passado, mas foi adiado sem data em meio a denúncias e reivindicações da oposição.

O CEP propôs ontem ao presidente do país, Michel Martelly, realizar o segundo turno das eleições presidenciais no próximo dia 24 de janeiro próximo, e não 17 como o próprio presidente anunciou em 1º de janeiro.

Em carta dirigida ao chefe de Estado, o CEP assegurou que está capacitado para realizar esses pleitos na data proposta, apesar de que o organismo terá que fazer frente a "limitações" durante o processo.

O grupo opositor G8, integrado por Celestín e sete ex-candidatos, pediu nas últimas horas a renúncia dos membros do CEP e propõe a formação de um governo de transição a partir de 7 de fevereiro, quando termina o mandato do presidente Martelly.

No segundo turno Celestin deveria enfrentar o candidato governista, Jovenel Moise.

Moise, do Partido Haitiano Tet Kale (PHTK), foi o mais votado com 32,76% dos votos, enquanto Celestin, da Liga Alternativa pelo Progresso e Emancipação Haitiana (LAPEH), obteve 25,29%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos