Catar chama embaixador no Irã para consultas

Doha, 6 jan (EFE).- O governo do Catar chamou nesta quarta-feira o embaixador do país no Irã para consultas após os ataques à embaixada e ao consulado da Arábia Saudita em Teerã e Mashhad, respectivamente, informou o Ministério das Relações Exteriores do Catar à agência oficial de notícias "QNA".

O anúncio foi realizado pelo diretor do Departamento da Ásia do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Khaled bin Ibrahim al Hamar. A pasta enviou hoje uma carta de protesto à embaixada do Irã em Doha, na qual condenou os ataques às legações diplomáticas sauditas, acrescentou a "QNA".

"Os ataques representam uma violação das convenções internacionais e das normas que enfatizam a proteção das missões diplomáticas e de seus funcionários", dizia a carta.

Após os ataques do último sábado, a Arábia Saudita decidiu no domingo romper suas relações com Teerã e deu 48 horas para os diplomatas iranianos deixarem o país, algo que ocorreu hoje.

Outros países da região de orientação sunita, como Bahrein e Sudão, tomaram a mesma atitude e cortaram os laços diplomáticos com o Irã, acusando a República Islâmica de ingerir nos assuntos internos dos países do Golfo Pérsico.

Os Emirados Árabes Unidos, por sua vez, rebaixaram sua representação oficial no Irã ao nível de encarregado de negócios. O Kuwait, da mesma forma que o Catar, chamou seu embaixador na capital iraniana para consultas.

Os ataques às legações diplomáticas sauditas no Irã e a crescente tensão entre xiitas e sunitas na região ocorreram devido à execução, no último sábado, do dissidente clérigo xiita saudita Nimr Baqir al Nimr, pelas autoridades de Riad.

Al Nimr foi executado junto a outros 46 condenados por terrorismo, entre os quais figuravam sunitas radicais e alguns destacados membros da Al Qaeda, mas também ativistas xiitas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos