Deputados opositores suspensos pelo Supremo tomam posse na Venezuela

Caracas, 6 jan (EFE).- A maioria opositora do parlamento da Venezuela tomou o juramento nesta quarta-feira dos três deputados do estado Amazonas eleitos por sua bancada, cuja posse o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) tinha suspendido cautelarmente.

No início da sessão ordinária de hoje, o novo presidente do parlamento, Henry Ramos Allup, juramentou os deputados Julio Ygarza, Nirma Guarulla e Romel Guzamana.

Com este ato de posse a maioria opositora passa a contar com seus 112 deputados eleitos no último dia 6 de dezembro, o que representa a maioria "qualificada" de dois terços da Assembleia Nacional (AN).

Na sessão não foi juramentado o deputado chavista Miguel Tadeo, também eleito pelo estado Amazonas e que se viu igualmente afetado pela medida do TSJ, o que deixa a AN formada, por enquanto, por 112 opositores e 54 governistas.

O deputado chavista Pedro Carreño lembrou que sobre a posse destes parlamentares "pesa um recurso de amparo com uma medida cautelar que o deixa sem efeito e está claramente estabelecido em uma sentença da sala eleitoral do Tribunal Supremo de Justiça".

Carreño assinalou, além disso, que "a maioria circunstancial e transitória da direita perde legitimidade de direito com ações como esta".

Como resposta, Ramos Allup pediu "que fique constância em ata" da observação feita por Carreño.

Esta é a primeira sessão da AN de maioria opositora depois da cerimônia de posse do novo parlamento realizada ontem.

Hoje também foi aprovado, com respaldo opositor, um acordo que permite o acesso dos jornalistas de meios públicos ou privados ao plenário de sessões, algo que tinha sido proibido nos anos anteriores quando o chavismo controlava a câmara.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos