Em meio à crise, Maduro nomeia novos vice-presidentes e cria mais ministérios

Caracas, 6 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira a nomeação de Aristóbulo Isturiz, até agora governador do estado de Anzoátegui, como novo vice-presidente executivo do país, cargo que era ocupado desde março de 2013 por Jorge Arreaza.

Maduro também nomeou o professor universitário Luis Salas como novo vice-presidente econômico à frente do Ministério da Economia Produtiva, e criou novos departamentos ministeriais.

Salas, sem experiência até o momento no governo nacional ou regional, coordenará uma equipe de novos ministros, entre eles Miguel Pérez Abade, à frente de Indústria e Comércio, e Jesús Farías em Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro.

Além disso, o presidente anunciou a criação dos novos ministérios de Produção Agrícola e Terras, Pesca e Agricultura e Agricultura Urbana.

Marco Torres, que até agora era o vice-presidente econômico, passará a ser ministro de Alimentação.

As nomeações acontecem em meio ao clima de tensão política no país, um dia após a cerimônia de posse do parlamento eleito nos pleitos do último dia 6 de dezembro, formado por uma grande maioria de deputados opositores.

O presidente venezuelano destacou que elaborou uma "agenda priorizada de contraofensiva econômica" já que o país se encontra diante de uma "verdadeira emergência econômica".

Esse plano será para "pôr a economia no centro do processo de construção do novo estado social".

Quando se completa um mês exato desde as eleições legislativas de 6 de dezembro que deram a vitória à oposição, Maduro declarou que passou estas semanas "buscando o ponto certeiro para passar de maneira sustentada a uma ofensiva sustentável de criação do novo na economia e na sociedade".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos